DAAICI – Dptº de Administração e Articulação Institucional do Comércio Informal

DEPTO DE ADMINISTRAÇÃO E ARTICULAÇÃO INSTITUCIONAL DO COMÉRCIO INFORMAL – DAAICI

Responsável pelo atendimento, identificação, organização institucional e administrativa, dos trabalhadores do comércio informal, que possuem cadastro junto à Prefeitura de Manaus e que atuam nas ruas e praças do Centro Histórico.  É também responsável pelo ordenamento dos ex-camelôs e atuais micro empreendedores, nos espaços construídos pela PMM para esse fim, através do projeto Viva Centro Galerias Populares, conforme a seguir:

Galeria Espírito Santo – Rua Joaquim Nabuco, esquina com Rua 24 de Maio – centro, inaugurada em 01.07.2014. Possui 295 lojistas instalados, além de praça de alimentação, terminal de caixa 24 horas, PAC Municipal, Defensoria Pública e Casa Lotérica.

Galeria dos Remédios 1ª etapa – Rua Miranda Leão, 81 – Centro, inaugurada em 24.10.2014. Possui 197 lojistas instalados, praça de alimentação, PAC e, em instalação, 01 posto do CadÚnico, Guichês de vendas de passagens fluviais e 02 salas para a realização de Cursos de Qualificação.

Shopping Phelippe Daou – Av. Camapuã – Cidade de Deus, zona leste, inaugurado em 10.12.2017. Possui 559 lojistas distribuídos em dois pavimentos. Também estão no Shopping Phelippe Daou, PAC Municipal, SINE, CadÚnico, Manaus Atende e Leite do Meu Filho, além de banco 24 horas e demais lojas âncoras. Em instalação, um posto do SMTU que está em obras e em tratativas para instalação, um posto do Banco Bradesco.

Camelódromo da Epaminondas – Av. Epaminondas, em frente a Praça Dom Bosco, com entrada também pela Rua Lobo d’Almada. Nesse camelódromo, encontram-se 86 camelôs esperando para serem alocados na Galeria dos Remédios 2ª e/ou 3ª etapas.

Galeria dos Remédios 2ª e 3ª etapas – Rua Miranda Leão – centro. Com inauguração está prevista ainda para o 1º semestre de 2019, este espaço vai abrigar mais 310  camelôs cadastrados pelo projeto,  além de espaço para o artesanato local, 02 Salas da ESPI para a realização de Cursos de Qualificação e Cursos de Idiomas, 01 Posto dos Correios.

O Depto de Administração e Articulação Institucional do Comércio Informal, é responsável, ainda, pela Qualificação, encaminhamento a Linhas de Crédito e Formalização dos novos micro empreendedores, com o apoio as ESPI, Cetam, Sebrae e outras instituições parceiras. O objetivo é capacitar esses trabalhadores para um novo momento profissional.